Especial

GBH faz sua segunda turnê brasileira!!!

A banda inglesa GBH está com sua segunda turnê brasileira agendada para este mês de novembro, com shows em São Paulo, Americana, São José dos Campos e Curitiba, como parte do festival Punk Rock Invasion.

Desta vez a invasão punk rock não vai ficar restrita apenas à capital paulista, onde o festival rola nos dias 20 e 21 de novembro, mas se estenderá a outras importantes cidades brasileiras, que hoje representam a força do interior de São Paulo (Americana e São José dos Campos) e do sul do Brasil (Curitiba).

A primeira "invasão" rola na cidade de Americana, no dia 19 de novembro (sexta-feira), no Grêmio Recreativo Nardini, onde as duas principais atrações do Punk Rock Invasion, G.B.H (Inglaterra) e The Queers (EUA), tocam juntas no mesmo dia, ao lado das bandas brasileiras Lambrusco Kids, Muzzarellas e Rusty Machine.


Colin, o eterno líder e vocalista da banda!

Depois a invasão se alastra até a capital São Paulo, onde os shows rolam nos dias 20 e 21 de novembro (sábado e domingo) na cultuada casa Hangar 110. No dia 20 (sábado) tocam G.B.H (Inglaterra), Lambrusco Kids, Doble Fuerza (Argentina) e 88Não! No dia 21 (domingo) é a vez de The Queers (EUA), Carbona, Os Excluídos e Kretinos 74. A banda gaúcha Tequila Baby que tocaria no domingo, teve que cancelar sua participação por motivo de força maior.

De São Paulo os punks invasores rumam para Curitiba, chegando no dia 22 de novembro (segunda-feira), na casa 92 Graus, onde as bandas G.B.H (Inglaterra) e The Queers (EUA), tocam juntas no mesmo dia, ao lado da banda local Magaivers.

A fase final desta invasão rola na cidade São José dos Campos, no dia 23 de novembro (terça-feira), na casa Dama Rock Caffé, onde as bandas G.B.H (Inglaterra) e The Queers (EUA), tocam juntas no mesmo dia, ao lado da cultuada banda DANCE OF DAYS e dos locais Reatores.

O aquecimento para a grande invasão vai rolar no dia 18 de novembro (quinta-feira), na casa noturna Juke Joint em São Paulo, na chamada Warm Up Party. Neste dia as bandas The Queers e G.B.H estarão presentes na festa e cada uma tocará 4 músicas, numa espécie de pocket show para esquentar a galera para os shows que se seguirão na semana. Ainda nesta mesma festa tocam as bandas paulistanas Eighteen Street, Doped Dog e Touching Lips.

Estas datas do Punk Rock Invasion estão totalmente fechadas e confirmadas. As bandas The Queers, G.B.H e Doble Fuerza estão com suas respectivas passagens aéreas confirmadas e emitidas pela produção do festival, sendo que não haverá surpresas de última hora em hipótese nenhuma.


GBH 2004


Desde a minha feliz e saudosa adolescência sempre tive grande admiração por esta banda inglesa. Primeiro porque o GBH sempre foi uma banda realmente punk, não apenas no estilo e no som, mas na atitude e na postura. Banda punk fazendo som pra punk, punk de squatmesmo, punk das ruas, dos becos, do subúrbio, etc. Mas também punk do visual, um puta visual transado e bem louco, com aqueles pioneiros cabelos spikesuper gigantes e descoloridos. Esta é a cara do GBH, sinônimo de punk e portanto cartão postal de Londres, principalmente da região de Camden, onde os punks até hoje cobram uma libra (5 reais) dos turistas, por cada foto pedida. Mas o GBH também sempre conseguiu agradar a gregos e troianos, bem como a punks, skins, thrashers e bangers, figuras sempre vistas em seus shows por todo o planeta.

  Lembro-me perfeitamente quando em 1987 um amigo das "antiga", lá de Pirassununga, chamado Tuim, me passou uma fita de video com um show do GBH, gravado no Ace in Brixton, um lendária casa de shows de Londres. Este show rolou em 1983 e sem medo de errar, posso afirmar que ele foi o estopim que popularizou a força brutal e excelente presença de palco da banda, assegurando a eles o status de verdadeiros ícones do punk rock, inclusive solidificando a carreira e o futuro da banda como uma das mais importantes e influentes bandas de rock de todos os tempos.

Ainda ontem tirei essa fita de vídeo do baú e a assisti para retomar o espírito daquela década de 80 e ter mais inspiração e elementos para escrever este texto. Já neste show da banda, eles detonavam aqueles que seriam seus grandes sucessos, "No Survivors", "Sick Boy" e "Give Me Fire".


 
Pra vocês terem um gostinho, relacionei aqui o set list com as músicas que eles tocaram neste show do Ace in Brixton: "Sick Boy", "Maniac", "Mantrap" (minha preferida 1), "Time Bomb", "Necrophilla", "Hellhole", "I Am The Hunted" (minha preferida 2), "Generals", "Catch 23" (minha preferida 3), "Give Me Fire", "Slut", "Dead On Arrival", "Knife Edge", "Freak", "City Baby Attacked by Rats", "Who Wins", "Boston Babies", "Big Women", "No Survivors", "Alcohol" (minha preferida 4) e "Self Destruction". Essa fita, que virou DVD, deve estar à venda em loja virtuais, como a Amazon.com. Mas quem é "rato" de internet não terá problemas para encontrá-la. E pode comprar porque é muito foda!!!

Mas o que significa mesmo o nome GBH? Se você fosse inglês certamente saberia a resposta na ponta da língua. Mas como estamos no Brasil, vamos às devidas explicações:

De acordo com a Lei Britânica, existem muitos níveis de crimes a terceiros, sendo que um indivíduo pode ser condenado de formas diferentes, caso seja preso por um destes crimes. Existe o ABH (Actual Bodiy Harm, ou Dano Físico Real), que é aplicado às pessoas que por exemplo quebram o nariz de outra pessoa com um soco, etc. Do ABH surgiu uma ramificação, chamada de GBH (Grievous Bodily Harm, ou Dano Físico Grave), que é aplicado a crimes ou ofensas mais graves e de níveis que possam colocar em risco a vida humana.
 
 
  O guitarrista Jock diz que quando o GBH foi formado, eles descobriram que tinha uma banda de Heavy Metal em Londres, que tinha o mesmo nome que eles. Em vez de mudar de nome, o GBH de Jock e companhia apenas acrescentou o "Charged" na frente do GBH. Depois, como eles não ouviram mais falar da outra banda, a de Londres, eles tiraram o Charged e adotaram apenas GBH, isso lá pelos idos de 1984, na época da Clay Records.

De certa forma, o nome GBH implica em algo muito violento e selvagem, mas como o próprio Jock disse um dia: "o nome está mais ligado com nossa música do que com a violência em si. E também é um nome fácil de se lembrar!".


História da Banda

A banda começou sua carreira em 1979, ainda com o nome Charged GBH, causando grande impacto na cena punk inglesa e se firmando como um dos principais nomes da segunda safra do punk rock inglês. Oriundos de Stoke On Trent, mesma cidade da banda Discharge, o Charged GBH tinha em sua formação inicial o vocalista Cal (Colin Abrahall), o guitarrista Colin (Jock) Blyth, o baixista Sean e o baterista Wilf (Andrew Williams). O baixista Sean ficou apenas durante dois shows com a banda, sendo imediatamente substituído por Ross Lomas. Não demoraria para o Charged GBH ser adotado por Mike Stone, o dono do selo Clay Records, o mesmo que descobriu e lançou o Discharge.



O primeiro single da banda, o mini disco Leather, Bristles, Studs and Acne, foi muito elogiado pela crítica, por sua simplicidade e atitude. O single "No Survivors" detonou nas paradas, sendo que o disco City Baby Attacked By Rats tornou-se facilmente o primeiro disco de sucesso da banda.

  Então o GBH assinou contrato com o selo Music For Nations, uma divisão da gravadora Rough Justice, colocando mais elementos de heavy metal em seu som, tentando se condicionar ao status do selo, que era famoso por lançar bandas Thrash. Em 1988, seguindo o disco No Need To Panic, Kai Reder, da banda alemã Napalm, substituiu Wilf na bateria. Ross também saiu do GBH e seu posto foi rapidamente ocupado por Anthony Morgan, que gravou o disco From Here To Reality. Talvez esta tenha sido a formação e a fase mais "metal" da banda.
 

Em 1992 Reder deixa a banda e o GBH tenta recrutar Scott Preece, mas ele já estava comprometido com o Bomb Disneyland. O novo album do GBH, Church Of The Truly Warped, traziz o ex-Agnostic Front, Joe 'Fish' Montanaro, assumindo a bateria. Shows pelos EUA e Japão se seguiram, até que o fim da banda Bomb Disneyland permitiu que Scott se juntasse ao GBH, transformando o namoro entre eles em casamento.

No dia 23 de julho de 2002 o GBH lançou seu mais novo disco de estúdio, o maravilhoso Ha-Ha, pela Go Kart Records. O disco foi gravado nos estúdios UB40's, em Birmingham, bem perto da cidade natal da banda.

 
  Deste novo disco do GBH, a faixa "Crush 'Em" faz parte da trilha sonora do novo videogame Tony Hawks, lançado mundialmente em novembro de 2003.

Acredite ou não, mas os produtores do programa Jackass, da MTV Americana, estão interessados em usar o clássico do GBH, "City Baby Attacked By Rats", na trilha sonora do programa, o que seria realmente muito legal!


Discografia do GBH

1982 No Survivors - 7" Single
1982 Sick Boy - 7" Single
1982 Give Me Fire / Man Trap - 7" Single
1983 Catch 23 / Hellhole - 7" Single
1981 Leather, Bristles, Studs & Acne - 12" Single
1984 Do What You Do - 7 + 12" Single
1986 Oh No, It's GBH Again EP - 12" Single
1988 Wot A Bargain - 12" Single
1999 Punk As F*ck CD - Single
2001 Punk Rock Ambulance CD - Single
2004 Cruel & Unusual CD - Single
1982 City Baby Attacked By Rats - Álbum de Estúdio
1984 City Babys Revenge - Álbum de Estúdio
1986 Midnight Madness And Beyond - Álbum de Estúdio
1987 No Need To Panic - Álbum de Estúdio
1989 A Fridge Too Far - Álbum de Estúdio
1990 From Here To Reality - Álbum de Estúdio
1992 Church Of The Truly Warped - Álbum de Estúdio
1996 Punk Junkies - Álbum de Estúdio
2002 Ha-Ha - Álbum de Estúdio
1989 No Survivors - Disco ao Vivo
1993 Live In Japan - Disco ao Vivo
1982 Leather, Bristles, Sick Boys, No Survivors.... - Coletânea
1990 The Clay Years - 1981 to 84 - Coletânea
1990 Diplomatic Immunity - Coletânea
1992 The Clay Recordings '81-'84 - Coletânea
1995 The Clay Punk Singles Collection - Coletânea


SERVIÇO PUNK ROCK INVASION 2004

WARM UP PARTY

Shows com as bandas: Eighteen Street + Doped Dog + Touching Lips
Pocket Shows com as bandas G.B.H (UK) + The Queers (EUA)
Dia: 18/11/2004 (quinta-feira)
Horário: 21 hrs
Local: Juke Joint (Subjazz)- Rua Frei Caneca, 304
Bela Vista - São Paulo - SP
Info: (11) 9227-1916
Ingressos limitados na porta: R$ 15,00

PUNK ROCK INVASION EM AMERICANA
Bandas: G.B.H (UK) + THE QUEERS (EUA) +
LAMBRUSCO KIDS + OS MUZARELLAS + RUSTY MACHINE
Dia: 19/11/2004 (sexta-feira)
Horário: 21 hrs
Local: Grêmio Recreativo Nardini - Rua Itabirito, 273
Jd. Ipiranga - Americana - SP
Info: (19) 9134-7261
Primeiros 200 ingressos antecipados R$ 10,00
Depois R$ 20,00 na porta

PUNK ROCK INVASION EM SÃO PAULO
Dia: 20/11/2004 (sábado)
Horário: 19 hrs
Bandas: G.B.H (UK) + Lambrusco Kids
Doble Fuerza (Argentina) + 88Não!
Ingressos: R$ 25,00 (antecipados) e R$ 30,00 (na porta)

Dia: 21/11/2004 (domingo)
Horário: 18 hrs
Bandas: The Queers (EUA) + Carbona
+ Os Excluídos + Kretinos 74
Ingressos: R$ 20,00 (antecipados) e R$ 30,00 (na porta)

Local: Hangar 110 - Rua Rodolfo Miranda, 110
Bom Retiro - São Paulo - SP
Info: (11) 9389-3365 - 3229-7442
www.hangar110.com.br

PUNK ROCK INVASION EM CURITIBA
Bandas: G.B.H (UK) + The Queers (EUA) + Magaivers
Dia: 22/11/2004 - (segunda-feira)
Horário: 19 hrs
Local: Espaço Cultural 92 Graus - Rua Visconde do Rio Branco, 294
Curitiba – PR
Ingressos: R$ 20,00 (antecipados) e R$ 30,00 (na porta)
Info: (41) 223-5982 – www.92graus.com


PUNK ROCK INVASION EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Bandas: G.B.H (UK) + The Queers (EUA) + Dance of Days + Reatores
Dia: 23/11/2004 - (terça-feira)
Horário: 19 hrs
Local: Dama Rock Caffé - S. José dos Campos - SP
Ingressos: R$ 15,00 (antecipados) e R$ 20,00 (na porta)
Info: (12) 9116-5500 – alternativevoices@hotmail.com


Hotsite Oficial Punk Rock Invasion
www.ataquefrontal.com/invasion

Realização:

www.ataquefrontal.com

Marcio Faveri - da redação 

VISITE O SITE OFICIAL DO GBH

BAIXE AGORA O MP3 DA NOVA MÚSICA "CRUSH 'EM"

Veja outros ESPECIAIS do Portal do Rock!