Museu Rock & Roll

The Who

The Who, o grupo inglês mais importante dos anos 60, depois de Beatles e de Rolling Stones é claro. Formado por Roger Daltrey (vocal), Pete Townshend (guitarra), John Entwistle (baixo) e Keith Moon (bateria), o grupo cativou o público com suas agressivas apresentações. Sucessos como My Generation, Won't Get Fooled Again e outros mais, são um prato cheio para quem curte o bom e velho Rock and Roll.

A história do The Who começou quando Pete Townshend e John Entwistle formaram a banda The Confederates. John percebeu que tinha mãos grandes demais para tocar guitarra (ele começou tocando trompa, piano e trompete, sendo o único membro do The Who que lia música e tinha profundos conhecimentos de teoria musical) e passou a tocar baixo. Pete e John tocavam jazz tradicional (Dixieland), sem ganhar muito dinheiro. Diz a lenda que John andava com seu baixo numa mão e o amplificador na outra quando encontrou Roger Daltrey, que perguntou se ele sabia tocar o instrumento que segurava e o convidou a tocar em sua banda. A principio John disse que já tocava em uma (uma das bandas de Jazz/Rythm&Blues de Pete Townshend) mas Roger o convenceu pelo fato de que a banda dele já estava fazendo dinheiro. Pete aceitou e surgiu The Detours, banda de skiffle com Daltrey na guitarra solo e tambem no trombone, Entwistle no trompete e baixo, Pete Townshend tocando banjo e Doug Sandom na bateria. Nessa época era o próprio Roger Daltrey que construia as guitarras da banda em madeira compensada.

 
O sucesso da banda teve início com o lancamento da opera-rock Tommy, em 1968. Passavam por problemas na epoca. Moon so tinha uma bateria e tinha que desmonta-la e remonta-la todo o tempo, pois durante as gravacoes era preciso fazer shows pra conseguir dinheiro. Depois do lançamento de Tommy ficaram milionários em pouco tempo, foram finalmente elogiados pela crítica, e entraram em uma enorme turnê, tocando toda a opera-rock mais de cem vezes. Começava aí a era de ouro do The Who.

Com rocks pesados como Heaven And Hell, Young Man Blues, My Generation, entre outras, eles se tornaram a banda de rock ao vivo mais disputada na época, juntamente com os Stones. Antes abriam shows para os Herman's Hermits. Agora o Led Zeppelin estava entre os que abriam para eles. O The Who percebeu isso e lancou o disco ao vivo Live At Leeds, considerado por muitos como o melhor álbum ao vivo da historia do rock. Depois disso, veio o Who's Next, ao mesmo tempo um sucesso e um fracasso. Um fracasso por que Pete Townshend fez um estardalhaco sobre o disco, que seria uma opera-rock, e ele se mostrou apenas um disco normal. Um sucesso por que foi direto para o primeiro lugar, coisa que o The Who nao tinha
conseguido ate entao.

Em 1973 é lancada a opera-rock Quadrophenia, considerada a obra-prima do The Who. Contava a historia de Jimmy, jovem dividido entre os mods e os rockers, as duas gangs rivais na inglaterra nos anos 60. Neste disco se encontram ótimos momentos de John Entwistle, o melhor baixista de sua era. Ele havia sido o primeiro a gravar um solo de baixo, com My Generation, em 65, e a partir daí, passou a usar seu baixo em praticamente todas as músicas ao vivo como um instrumento de solo.

Lançaram ainda The Who By Numbers e Who Are You, quando, em 1978, Keith Moon morreu de intoxicacao acidental de pilulas contra alcoolismo. Nesse ano foi lançado o filme-biografia "The Kids Are Alright".

Apesar da morte do insubstituível Keith Moon o The Who continuou, com Kenney Jones, (ex-Faces, banda de Rod Stewart) na bateria. Lançaram Face Dances, It's Hard e o álbum ao vivo Who's Last, com essa formação, encerrando suas atividades durante um período de tempo.

Voltaram em 1989 com Simon Phillips na bateria (tecnicamente muito superior a Kenney Jones) em uma turne com o Tommy completo, lançaram uma caixa de 4 CDs com músicas ao vivo dessa turnê, Join Together, um vídeo e a coletânea Who's Better, Who's Best (trocadilho com a música You Better You Bet, do álbum Face Dances). Em 1994 saiu a caixa de 4 CDs Thirty Years Of Maximum R&B e o video Thirty Years Of Maximum R&B Live, com várias raridades, como músicas mod dos High Numbers.

 

Em 1996, Pete Townshend, John Entwistle, Roger Daltrey e artistas convidados entraram em turnê tocando a ópera-rock Quadrophenia, coisa que não faziam a praticamente 20 anos. Ao mesmo tempo, todos os discos do Who foram relançados depois de devidamente remasterizados, e vêm com inúmeras faixas bônus adicionadas com o objetivo de aproveitar todo o espaço disponível no formato CD, além de livretos com informações completas sobre a história de cada álbum.

Links Interessantes:

Hypertext Who

Pete Towshend Page

Envie seus comentários para
comentarios@portaldorock.com.br

RETORNAR AO MUSEU

NetRadio.com: Punk